Presentes na Perda
Tara Brach & Frank Ostaseski
25 de junho – 14h00 às 15h30

O luto é nossa resposta natural à perda. Temos hábitos individuais e culturais para lidar com o luto. Em geral, temos medo e somos impacientes. A prática de nos voltarmos para nossas perdas e enfrentarmos nosso sofrimento com bondade e lucidez pode nos ajudar a abandonar nossas defesas tão bem construídas e nos abrir para um amor maior. Frank e Tara apresentarão maneiras de receber a dor em nosso coração, onde ela poderá finalmente ser acolhida com consciência amorosa e integrada em nossa vida como uma fonte de sabedoria e um manancial de grande compaixão.

Link da gravação em português:

Link da gravação com so original:

Poemas oferecidos pela Tara:

John O’Donahue

E quando o trabalho de luto estiver concluído,
A ferida da perda será curada
E você terá aprendido
A afastar seus olhos
Daquela lacuna no ar
E ser capaz de se aproximar da lareira
Em sua alma, onde seu ente querido
Está esperando seu retorno
Por todo o tempo.

 

Rosemerry Wahtola Trommer

Ela não chorou até que chorou, ela chorou até não chorar mais.
Ela se sentou até esquecer que estava sentada.
Ela se sentou até que houvesse uma clareira em seu interior,
da mesma forma que o rio acabará ficando límpido depois de ter sido enlameado pela chuva.
Não existe um número mágico de quantos minutos, horas ou anos são necessários para ficar límpido.
Talvez seja suficiente saber que a clareira acontece.

—–

Eu não tenho um telefone para me conectar com o outro lado,
mas todos os dias falo com meus entes queridos por meio da chama de uma vela.
Todas as noites, eu falo com eles através da escuridão antes de dormir….
é possível estar com alguém que se foi.
É possível sentir o que não pode ser visto, sentir o que não pode ser ouvido, ser abraçado pelo que não pode ser tocado. 

 

“À deriva”, de Mark Nepo

Tudo é lindo e eu estou tão triste.
É assim que o coração faz um dueto de admiração e tristeza. A luz que se espalha através da renda da samambaia é tão delicada como as fibras da memória formando sua teia ao redor do nó em minha garganta.
A brisa faz os pássaros se moverem de galho em galho enquanto essa dor me faz procurar por aqueles que perdi no próximo quarto, na próxima música, no sorriso do próximo desconhecido. No centro, embaixo de tudo, o que temos e que ninguém pode nos tirar e tudo o que perdemos, estão frente a frente.
É lá que estou à deriva, sentindo-me atravessado pelo sagrado que existe dentro de todas as coisas.
Estou tão triste e tudo é lindo.

 

Doação

“Queridas amigas e amigos, o seu apoio é o que possibilita continuarmos oferecendo nossas atividades neste tempo tão desafiador. Assim, pedimos de coração que você faça uma doação por este encontro, para que possamos também apoiar nossos professores e a sanga, agora e no futuro.” —Roshi Joan Halifax

Para praticar generosidade e apoiar a continuação das atividades da Roshi Joan Halifax, dos residentes do Upaya Zen Center e os serviços prestados à comunidade, você pode fazer uma contribuição em qualquer valor para a conta abaixo (que abrimos apenas para receber as doações ao Upaya).

PIX: jeannepillic6@gmail.com

 

Instrutores

TARA BRACH é professora de meditação, psicóloga e autora de vários livros, incluindo os best-sellers internacionais Radical Acceptance, Radical Compassion e Trusting the Gold. Seu popular podcast semanal sobre cura emocional e despertar espiritual é baixado 3 milhões de vezes por mês.

Tara é fundadora da Insight Meditation Community de Washington e tem atuado de forma ativa para levar a meditação a escolas, prisões e populações carentes. Juntamente com Jack Kornfield, ela lidera o Programa de Certificação de Professores de Meditação Mindfulness (MMTCP), recebendo participantes de 50 países em todo o mundo. Os ensinamentos de Tara combinam a psicologia ocidental e as práticas espirituais orientais, a atenção plena à nossa vida interior e um envolvimento pleno e compassivo com nosso mundo.

FRANK OSTASESKI é um professor budista respeitado internacionalmente e visionário, cofundador do Zen Hospice Project e fundador do Metta Institute. Ele já deu palestras na Harvard Medical School, na Mayo Clinic, em importantes empresas como Google e Apple Inc., e ensina nos principais centros espirituais do mundo. Ele acompanhou mais de 1.000 pessoas durante o processo de morrer e treinou milhares de médicos e cuidadores familiares em todo o mundo. Seu trabalho inovador foi apresentado na série On Our Own Terms, de Bill Moyers, da PBS, destacado no The Oprah Winfrey Show e homenageado por S. S. o Dalai Lama. Ele é o autor de The Five Invitations: Discovering What Death Can Teach Us About Living Fully (Os Cinco Convites: Descobrindo o que a morte pode nos ensinar sobre viver plenamente). Frank foi empoderado como Dharma Holder (hoshi) pela do Upaya Zen Center, Roshi Joan Halifax.

 

Tema: Elation por Kaira.